My Books (under construction)

Uma das minhas outras paixões além de viajar é a leitura. Sou ainda mais feliz quando consigo unir as duas e posso conhecer lugares sem mesmo sair de casa. Ler um livro que retrata tão bem o lugar nos dá a sensação de já ter estado lá, de conhecer seu povo e as vezes até de imaginar como seria o cheiro das ruas.
Com o tempo e sem perceber, vim desenvolvendo o hábito de ler sempre um livro relacionado ao meu próximo destino de viagem. Não estabeleci regras, por exemplo pode ser uma história que se passe no país ou um autor que seja referencia por lá, enfim algo que me faça de alguma forma viver o lugar e ir me familiarizando com ele antes mesmo de chegar.
Hoje, já com alguns títulos que julgo interessante, resolvi dividir com vocês esse hábito e quem sabe incentivar também esse tipo de leitura que enriquece bastante a viagem.



. Africa do Sul - "Desonra" de J. M. Coetze eu diria que é um dos melhores livros que já li. Daqueles que você começa e não quer mais parar, destrói em tempo recorde e fica boquiaberta ao terminar. Nenhuma palavra fora do lugar, uma descrição perfeita que te faz sentir as dores do período do apherteid. Este livro é a verdade nua e crua de fatos que muitos se recusavam enxergar, bem alí na sua frente traduzida em palavras de uma maneira cruel e direta. A obra ganhou o Booker Prizer da Inglaterra.

. Alemanha - Amo livros em que o enredo é sobre a Segunda Guerra, então já li vários que falavam bastante sobre a Alemanha mas ainda nenhum autor alemão específico nem exclusivamente sobre o país, deixei para quando chegar a hora de visitar Berlim e o Museu do Holocausto. Até lá estou aceitando sugestões.


. Áustria - "Morte em Viena", Daniel Silva


. Bélgica - 


. Chile - 


. China - "It's all chinese to me" é um livro leve, engraçado e curto, li no avião chegando na China e super indico para quem estiver indo para lá pois ele retrata perfeitamente a cultura, costumes e o dia-a-dia dos chineses. Já "Cisnes Selvagens" é um livro forte que retrata a China de Mao Tse-Tung, como ele plantou em seu povo a repulsa pelo Ocidente mesmo todos vivendo na mais pura miséria. Três gerações de mulheres que vivem a pobreza, crueldade e passam fome é esse o foco central do livro.


. Espanha - "A Sombra do Vento" é um dos primeiros livros de Carlos Ruiz Zafon


. Filipinas



. França



. Hungria - "De Verdade" Sandor Marai



. Holanda



Indonésia - 



. Inglaterra - Acho que escolher apenas um livro da Inglaterra é muito dificil, afinal o leque de opções é enorme e vão dos clássicos de Charles Dickens (que li em inglês a maioria deles enquanto morava lá), passando pela romântica Jane Austen, pela obra premiada de seis volumes de Winston Churchil, a "Segunda Guerra", sem deixar de fora aquela leitura leve e despretensiosa das autoras Marian Keyes, Helen Fielding e Sophie Kinsela que falam tão bem do dia-a-dia seja em Londres ou no Reino Unido de um modo geral... Gosto muito dessa leitura boba de passatempo, em especial quando é de Londres, pois elas falam da atualidade, algumas vezes citam lojas, pubs, e com elas consigo até me transportar para os ônibus double deck e ruas londrinas me sentindo tão parte desse cenário e morrendo de saudades ao mesmo tempo. 


. Itália - "O inferno", Código da Vinci



. Malásia



. Portugal



. Republica Tcheca



. Suiça - "O juiz e seu carrasco"



. Tailânda



. Turquia - Museu da Inocencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário