Meu Roteiro da Toscana

Reservamos hotel para 4 dias em Florença - chegamos, às 12:30hs, seguimos direto para o nosso Hotel Torre de Guelfa, muito bem localizado, a mais alta torre privada de Florença e um antigo castelo super bem conservado, a torre é aberta a visitação. Deixamos nossas coisas e o clima estava bastante chuvoso, saímos andando sem compromisso pela Ponte Vecchio, depois decidimos subir a Colina da Piazzale de Michelangelo, como costumo dizer sempre aqui, não há forma melhor de começar a visitar um lugar se não tendo inicialmente uma vista panorâmica deste...
Porém como apenas eu não conhecia Florença, minha mãe, sogra e amiga, todas já haviam estado lá antes, decidimos que apesar de termos hotel para 4 dias, aproveitariamos a cidade de fato somente os dois primeiros...

3º Dia, saímos para visita de bate e volta em Pisa e Pietra Santa de trem e voltamos de ônibus devido a um problema nas ferrovias, onde depois de passar muito frio na estação esperando um trem que não passava nunca decidimos pegar um ônibus;

Fomos de trem

4º Dia,  pegamos o carro que alugamos e fomos à Lucca e Montecatini Therme.

104km - 1h

5º Dia, saímos para Volterra onde era nossa próxima sede pelos próximos 4 dias. Pegamos a rota do Chianti e fizemos tudo com muita calma com direito a paradas na beira da estrada para admirar a paisagem, entramos também nas cidades de Greve e de Radda in Chianti, onde nesta ultima almoçamos num excelente restaurante estrelado La Botte di Bacco (Ver próximo post de Comidas). Chegamos em Volterra já escuro e fomos super bem recebidas pela nossa hostess Marinela e seu charmoso Agriturismo Podere San Lorenzo (Ver próximo post hospedagem), nos apaixonamos por tudo logo de cara e então saímos para o centro de Volterra jantar e tomar um vinho, já que Volterra nos recebeu com muuuito frio!
80km - 1:30min

6º Dia, e fomos logo ao mais famoso vilarejo da região a pequena cidade de San Giminiano, depois Montereggione, e como quase todos os dias morremos na nossa querida Volterra ao cair da noite.

60km - 1:15min

7º Dia, Cortona e Arezzo

155km - 2hs

8º Dia, Siena e Pienza

112km - 1:15min

9º Dia, no nosso ultimo dia na Toscana, decidimos não pegar estrada pra longe, já estávamos cansadas, queriamos comprar massas e azeites para trazer, além de repetir um maravilhoso e, ouso dizer, o melhor sanduiche da vida em San Giminiano, então acabamos voltando nessa cidade para comer, e pela parte da tarde fomos pela milionésima vez ao centrinho de Volterra.

***O que eu faria diferente:
1) Menos dias em Florença, 3 é o ideal! (apesar de que foi a melhor parte no quesito restaurantes e faltaram dias pra experimentar tantas gostosuras)!

2) Mais uma sede e de preferencia na costa ou perto, sugiro: Pisa, Lucca, Livorno ou Viareggio (se for verão).

3) Deixar Arezzo, Cortona e as cidades termais vizinhas para outra viagem, a não ser que se tenha mais dias do que eu, pois o limite de distancia que deveríamos ter ido acredito que era Siena, pois acabou ficando cansativo e nesses dias de mais estrada não dava pra tomar um vinhozinho no almoço :(