Praga - Passeios e turismo

O que ver e fazer em Praga:

Acho que o turismo em Praga, pode ser dividido pelos lados do rio Vltava, eu escolhi começar pela margem esquerda do rio pois era onde estavamos hospedados, e aconselho que façam o mesmo pois trata-se da área onde se deu inicio à historia da cidade e de onde você pode ter uma visão panoramica de Praga, o que pra mim é uma excelente forma de começar conhecer um lugar.

- Hradcany. Foi aqui, no alto da colina, que no séc. 9 um principe construiu uma fortificação para proteger a região e as embarcações que transitavam pelo rio Moldava. Essa fortificação é chamada de Castelo de Praga mas que na verdade mais parece uma cidade, com várias edificações como: a Catedral de São Vito, o Palácio Real (residência dos reis da Boêmia),  a Torre da Pólvora, a Torre Dalibor, o Convento de S. Jorge (onde há exibição de obras de arte), Palácio Lobkowicz (Museu Nacional) e a Viela Dourada (rua tipica do século 16). Também é aqui a sede do governo tcheco. Reserva uma manhã ou tarde inteira para conhecer esta parte da cidade e em seguida quando descer a colina passe pelo Parque Petrin que fica logo abaixo do Castelo e que é uma ótima opção para o seu descanso, principalmente se tiver um sanduiche, uma salada ou frutas na mochila ;-)




- Malá Strana  é, para muitos, o melhor bairro para se hospedar, pois suas ruelas são repletas de charmosas casas barrocas e convidativos restaurantes e lojinhas porém ainda sem aquela invasão dos arredores da Praça da Cidade Velha (Starometské Námestí). Por aqui a atração fica por conta do palácio Wallenstein, Casa e Igreja de S. Tomás (U. Sv. Tomáse), Igreja de S. Nicolau (Kostel Sv. Mikuláse) e a Praça de Malá Strana (Malostranské Namésti). As principais ruas que você não pode deixar de passar são a Mostecká e a Nerudova famosas por fazerem parte da rota real e, sem duvidas uma das mais pitorescas do bairro, mas não se limite a elas há muito a se descobrir neste bairro.
Para quem não se saciou com as comidinhas de rua, uma ótima opção mas que aconselho ir antes de escurecer é o Kampa Park, um restaurante na beira do Rio, com uma vista fantastica! Apesar de ser enorme o ideal é fazer reserva para garantir o seu lugar nas mesas da varanda e outra dica é seguir o protocolo de entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa se não você pode acabar ficando com fome já que o restauante é beeem "francês" nas quantidades ;-p mas a comida é excelente e o chef estrelado (Michelin). Uma programação daquelas para se guardar ever!!

 




Entre a margem direita do rio e o bairro que falarei a seguir tem-se talvez o principal e mais famoso ponto turistico da cidade, a Karluv Most, em portugues Ponte Carlos, construida no século 14 une os dois lados da cidade e vive repleta de turistas, artistas e artesãos vendendo gravuras, esculturas e souvenirs de um modo geral. As porcelanas e os cristais Checos fazem o maior sucesso! Particularmente, prefiro e amei as gravuras!

- Staré Mésto, está do lado direito do rio, fica na região central de Praga e é este o bairro mais antigo da cidade. Muitos prédios historicos compoe o cenário da Praça Central que é o coração de Praga e principalmente a rua Celetná, que é a mais antiga da cidade e sua arquitetura muito belamente conservada remonta o periodo da Idade média quando foi palco dos cortejos da familia real da época.

O museu Narodni, construído em 1890 vale uma visita... Mas o que achei mais interessante por aqui  foi mesmo a igreja "Sem Porta" de Nsa. Sra. de Tyn, em estilo gótico, começou a ser construida no sec. XIV e foi ampliada tantas vezes que atingiu o limite dos vizinhos e você vê tudo menos as portas! :)



















Nessa praça também fica uma das atrações mais importantes de Praga que é o Radnice, o relógio medieval, ele faz um sucesso tremendo entre os turistas mas na verdade em mim o efeito foi exatamente o mesmo da cidade, expectativa demais pra pouco. O show na minha opinião ficou mais por conta do prédio do relogio em si com um mix de arquitetura romanica-gótica e super bonito do que pelas famosas badalas e showzinho à parte dos boneco que representa Cristo e seus 12 apostolos saindo de uma portinhola que se abre a cada hora cheia e fazem uma especie de procissão, só que é tão rapido que quando acaba você se pergunta: é isso??? E vc quase sente vergonha alheia por ter taaaaaanta gente alí esperando pela mesma coisa que vc e todos fazerem a mesma cara de: Já acabou?! Mas como pra turista qualquer paixão diverte, muitos se olham e riem em seguida... Bem, eu não fiz diferente! Kkkkk...

Sentar nessa área e observar o vai e vem de turistas e principalmente a bela arquitetura do lugar é quase uma programação obrigatoria. Fizemos isso com uma cerveja checa e aquele presunto com cara de mega gordo que vende lá na praça, kkkk... recomendo! Depois de um dia de muita caminhada vc não vai mais querer levantar... mas se eu fosse dava um gás e partiria pra mais um passeio...

 


Depois do predio da Prefeitura da cidade e da igreja de St. Nicolas siga pela Celetná até o Portão de Pólvora, uma torre que era usada como uma fortificação para guardar armas e munições. De lá, desça pela Rijna Prikope, a principal rua de compras da cidade, onde estão as grandes lojas de departamento e muitos vendedores de souvenirs, seguindo vc chegará na Vaclavské Námestí meio praça meio avenida, ela é enorme, florida mas meio decadente, porém com predios muito bonitos em volta como o Hotel Europa com aquitetura Art Noveau (o Ricardo se apaixonou, acho que pq ele tem bom gosto). A praça (ou avenida) termina no gigante prédio do Museu nacional (Norodni), bastante imponente, mas acabamos nem entrando. Siga para a Praça da cidade nova para seu ultimo giro por Praga.

Aqui não falarei do Bairro Judeu, pois nosso passeio por lá foi bem superficial já que a principal atração, o cemitério, estava fechado.


- Compras: Entre os itens mais comprados pelos turistas estão as famosas porcelanas e cristais tchecos, que você pode encontrar ao longo das principais ruas da cidade. Me apaixonei por um milhão de lustres que pensei até em trazer na cabeça... #sóqnão

- Beber e comer: Praga é uma cidade animada e cheia de jovens, sejam eles turistas ou locais, portanto a cidade acaba sendo sinonimo de farra para muitos e bastante popular como destino na viagem de despedida solteiro para rapazes com os amigos... Vimos vááários jovens com aquelas camisas de noivinhos e a frase: "Game Over" viajando de galera e animadissimos na night.
Bem, eu prefiro acreditar que a fama se construiu não pelas mulheres (lindas, vale ressaltar) mas sim pelas famosas bebidas checas que vão desde ótimas cervejas à inumeros shots de licores fortissimos, sem falar no tradicionla rum Tuzemsky e todos bebidos at the same time !!! Isso mesmo, eles bebem cerveja a noite inteira e viram shots de vez em quando... Depois do pub vão às baladas e a farra se estende pela noite inteira!
Tão famosa é a noite de Praga que faz até parte das programações turisticas, eles oferecem uns tours pelos pubs, chamados de Pub Crawl e, pelas baladas, os chamados Bar Crawl, vc pode compra-los em agencias de turismo ou hoteis da mesma forma que compra qlq outro passeio e aí a empresa passa pra te pegar nos hoteis em vans e saem pela cidade numa andança em busca do drink perfeito :-) Infelizmente acabamos fazendo nosso pub crawl por conta propria mas acho que seria bem interessante essa ideia e toparia para socializar com novas culturas e, aposto, seria bem divertido!! ;)
Na culinaria de Praga o porco é o que mais aparece, em especial o lombo empanado acompanhado de batatas ou chucrute... Uma otima e bela opção que ja citei acima é o Kampapark, de onde se tem uma das melhores vistas de Praga... outro top super bem recomendado, mas que acabamos não indo é o Le degustation!
Vale experimentar também o Trdelnik um famoso doce deles que parece um pretzel, você encontra nas ruas para vender, achei mais interessante o preparo do que o gosto propriamente dito! ;)




Boa viagem!;)
     

2 comentários:

  1. Praga é uma das cidades mais encantadoras em que já estive.

    Adorei revivê-la por seus olhos.

    Beijos,

    Andressa

    www.tahitiehaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rê - Blog Sem Escalas8 de outubro de 2013 12:21

    ;) ;) ;)
    Bjos Andressa ;***

    ResponderExcluir