O que ver e fazer em Roma!

Como todos sabem Roma é pura história, a rica cultura dessa capital, aliada aos antigos monumentos e suas charmosas ruelas fazem de Roma uma das capitais mais visitadas da Europa. E os italianos presam bastante seus pontos historicos tanto que estes estão sempre muito bem cuidados e acessíveis à todos cerca de uma semana por ano, é a famosa: "La settimana dei beni culturali". Onde todos os pontos historicos, arqueologicos e museus tem entrada gratis. Esse período ocorre normalmente em meados de Maio.

Outra dica de turismo pela capital romana é uma espécie de Ingresso Unico, onde nas outras temporadas você pode comprar um único ingresso que dá acesso aos principais pontos turisticos, como o Coliseu, Forum Romano, Palatino, dentre outros e custa cerca de €12 pelo Day Pass e €23 pelo Three Day Pass.

O que ver e fazer: Apesar da variedade de atraçoes e sua atmosfera cosmopolita Roma não é uma cidade tão grande e muito do turismo pela capital pode ser feito andando. O ideal é começar pelo coração da Roma Antiga, na área onde fica o Coliseu, Forum Romano, Forum de Augustus, Os mercados de Trajano e o Capitólio e seu museu.

 

Depois vc pode seguir pela cidade velha, onde muito do que se ver por alí vem do periodo do renascimento, a começar pelas belas praças e catedrais, dentre elas a Piazza Navona e o Pantheon. Nessa área também fica o Campo de Fiori. Perto daí está a famosa Fontana de Trevi e mais ao norte a Piazza del Popollo (onde acima, na colina Pincio tem-se uma das melhores vistas da cidade) e a Piazza di Spagna.


Se você tiver hospedado em Termini, pode começar seu passeio por alí mesmo visitando a Piazza Vittorio Emanuele, e a Catedral de Rome, e terminar o dia no bohemio Trastevere.
O Vaticano é assunto para um próximo post!

Compras: Via del Corso, Via Condotti e as ruas menores ao redor concentram a maioria e as principais lojas da cidade. As grandes marcas, como Valentino, Armani, Hermès, Cartier, Louis Vuitton, Fendi, Gucci, Prada, Chanel, Dolce & Gabbana, Salvatore Ferragamo, etc.  ficam mais na Via Condotti enquanto a Via del Corso tem mais roupas e itens acessiveis. Já a Via Cola di Rienzo, os arredores de Tritone, Campo de Fiori e o Pantheon são os lugares para pechinchas.

Comida: Roma está repleta de restaurantes com uma boa comida em especial aqueles em que você ainda pode sentar do lado de fora, apreciar o movimento e tomar um bom vinho. Na capital italiana os melhores restaurantes não estão concentrados em uma área só, ficam dispersos e nos lugares mais improvaveis. Os mais expostos e de fáceis acesso, assim como os que se encontram em guias de viagem podem até ter boa comida mas em geral tem seus preços inflacionados e são mais voltados aos turistas. Os melhores costumam estar em areas residenciais e não turisticas. Tente a área de Monte Verde Vecchio, onde vc encontrará muitas trattorias tradicionais e deliciosas. Fazer um piquenique também é uma otima opção e se sse for o caso, não deixe de ir em Via Marmorata na Volpetti's um lugar famoso pelos seus otimos queijos, antepastos e pelo atraente preço. E para uma típica refeição italiana tente umas famosas entradinhas de bacalhau seguida por uma tradicional pizza.

Drinks: Roma é perfeitamente perfeita para quem gosta de beber vinho. Acredite ou nao vc toma uma garrafa de um bom vinho por menos do que custaria uma taça nos EUA ou UK, algo como 4 ou 5 euros. Com exceção dos lugares que falei acima, mega turisticos. Mas se o seu negocio é ficar mesmo na rua, talvez até em pé, com mais gente, ver o movimento e o publico jovem, vc tem 3 opções a 1) Piazza delle Coppelle (por trás do Parlamento),  2) Piazza di Pietra (perto Câmara de Comércio), e 3) a mais famosa delas, as ruas de Campo de 'Fiori, onde todos se sentam para beber nas ruas estreitas atrás do Pantheon (Piazza Pasquino e da Via del Governo Vecchio).

Noite: Proximo a universidade de Roma "La Sapienza", é o distrito de San Lorenzo, onde há vários pubs e muita movimentação do publico jovem que costuma ir pulando de pub em pub para drinks e alguma animçao.  Na Piazza Venezia há outra concentração de bares. Do outro lado do Rio no bairro de Trastevere vc tem uma opção que eu diria mais light, para ir com familia ou amigos, comer, beber e passear pelas movimentadas ruas.

Roma é uma cidade pra voltar, definitivamente!

Bjos,

By Rê.

4 comentários:

  1. Rê,
    Postei no meu face para que meus amigos e minhas amigas conheçam seu Blog. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João Carlos pela indicação e pela assiduidade por aqui! vc eh sempre muito bem-vindo, assim como seus amigos. ;)

    Bom fds, Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo site

    muito bom
    parabéns

    abrç

    ResponderExcluir