A histórica e saborosa Roma!

A primeira vez que estive em Roma estava vindo de Londres, morava na Inglaterra e isso era 2004. Na altura, Londres ja estava bem fria, pra variar... Era outubro e o outono trazia o frio e muita chuva!
Confesso que pisar em Roma teve um significado diferente nessa época, principalmente pelo clima. O calor fazia eu me sentir um pouco mais perto do Brasil, mas os italianos também contribuiram para essa sensação, um povo mais expansivo, que fala alto, e que apesar de grossos sabem ser simpaticos e galanteadores quando precisa, ou seja, um povo que de longe lembrava muito mais os brasileiros do que os queridos porém frios ingleses. A comida também fazia eu me sentir em casa, afinal a comida italiana já foi, há anos, muito bem incorporada pela nossa cozinha. Massas e pizzas, por exemplo, pra mim são quase nossas criações :))

De cara já amei o país e a cidade, e quando joguei a moedinha na Fontana de Trevi, é claro que pedi pra voltar!!! E então, em 2009 adivinha!!! Voltei!!!! E mesmo muito tempo depois, lembrava de tudo como se fosse ontem... Do sabor do gelato àquele cenário único... lembrava de tudo... Roma é um encanto de cidade justamente por isso, porque consegue reavivar sua memória, quando pisei no Foro Romano a primeira vez só conseguia lembrar das minhas aulas de historia no colégio, pois era alí naquele exato lugar que girava a vida politica, economica e social da Roma Antiga. Já uma caminhada pelas ruelas da cidade nos lembra das cenas de "A vida é bela" e você quase se sente embalado pelas musicas do Nicola Piovani.

Mamãe jogando a moedinha. Pediu pra voltar? :)
Eu diria que Roma é história nas suas ruínas e predios antigos, é alegria no badalado Trastevere , é movimentada no seu dia-a-dia, cheia de estilo nas calçadas e, claro, bastante saborosa à mesa!


Conhecer a cidade significa andar, andar bastante... prepare sua garrafinha de água e dê conforto aos seus pés! Vamos lá ;)

Quando visitar: A melhor época pra visitar Roma, assim como a maior parte da Europa é abril e maio e meados de junho, pois a primavera tem temperaturas mais amenas e pouca chuva. O verão na Itália além de ser um calor insuportavel é superlotado e sinonimo de filas enormes. Setembro e outubro já é outono e apesar da chuva dá pra encarar mellhor do que Julho e Agosto.

Como ir: Voce pode voar TAM para Milão e fazer uma conexão para Roma. Pois somente a Alitaia tem vôo direto, Brasil - Roma. Com conexão, tem muitas outras opções como Air France, British Airways, TAP, Iberia, etc. E a passagem é em média 1.000,00 euros.

Onde ficar: A maior concentração de hoteis de Roma é em Termini e há quem não goste muito dessa área, eu não vejo muito problema em ficar por alí pois a facilidade de acesso tanto para quem chega ou sai de trem como pela frequencia de onibus e metro  é tanta que na minha opinião justifica. Ao contrario do que algumas pessoas pensam não é perigoso, apenas não se trata da melhor vizinhança, mas fica bem perto do centro historico e se quiser pode fazer tudo andando. A outra opção é Trastevere que já é um setor bem mais agradável e perto dos restaurantes e bares onde você provavlemente vai a noite. Me hospedei no Galileo que é um hotel mediano e não tenho reclamações, atende o que é proposto, tem um delicioso croissant no café da manhã, mas fica em Termini.

Para Roma 3 a 4 dias são suficientes, mais do que isso talvez não tenha tanta necessidade, se tiver com tempo sobrando é melhor planejar uma viagem pelos arredores. Fazer o circuito Roma - Florença - Veneza é uma ótima opção mas você precisa de pelo o menos uns 9 dias pra não ficar muito corrido e cansativo, afinal é turismo de brasileiro, e não de japones*! :))


Os trens saem todos da estação de Termini e com exceção da altissima temporada você pode comprar todos lá, na sua chegada a Roma. Uma opção de Day Trip é visitar as Ruínas de Pompéia.

Tudo sobre "O que ver e fazer em Roma", no próximo post.

Então, buon viaggio e non mangio molto!!!

Bjos,

By Rê.

*turismo japonês - com suas mega cameras, vai passando rapidinho, correndo, sem olhar pra nada, mas fotografando tudo, quando chegar em casa ele vê, hehehe...

4 comentários:

  1. Rê,
    Maravilha. Vou compartilhar em meu face, ok? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João! ;)
    Fique a vontade, será um prazer!

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata, estamos ansiosas esperando o post 'Sobre o que fazer em Roma'. Viajamos em junho pra lá e queremos todas as suas dicas!! Adoro o blog e sempre estou por aqui pegando dicas pras minhas viagem!! Beijão

    ResponderExcluir