Descobrindo uma nação... e também um pouco dos turcos!




A emoçao que antecede a visita à um novo país é sempre grande... fico morrendo de curiosidade para descobrir como é o povo daquele lugar, como eles nos veêm, como veem o mundo, o que eles comem, o que bebem, como se comportam.


Mercado na Malásia
É claro que assim como tem lugares mais bonitos e outros nem tanto, tem nações mais interessantes e outras bem menos, antes associava o comportamento de um povo ao tamanho da sua cidade (como ja deu errado muitas vezes, parei!), é claro que nas cidades grandes predominam pessoas mais frias como São Paulo e Londres, mas não é regra que em cidades menores você vai encontrar pessoas mais simpaticas.
Guarda Real em Kuala Lumpur capital da Malásia - Junho 2011
Show com cobras Phuket - Maio 2010
Vários fatores influenciam, por exemplo, o historico do país de riquezas ou de dificuldades podem fazer seu povo se sentir superior e assim acabar sendo arrogante; outra coisa a considerar é o clima que parece esfriar as pessoas sentimentalmente falando também; e até mesmo as relações entre governos, pois se o Brasil tem boas relaçoes diplomaticas com determindado país ou se algum país tem interesse comercial nos nossos produtos ambos podem perfeitamente  moldar a imagem que quer que o seu povo tenha de nós, brasileiros, de forma a aproximar ou distanciar os dois povos. 

Enfim, são muitas as váriaveis que contribuem para que a gente goste ou não do que encontra por aí nesse mundão afora, mas é muito legal quando vários fatores favoraveis se juntam para nos apresentar uma agradável surpresa... é nesse momento que conhecemos nações que guardaremos para sempre em nossas recordações e essas acabam sendo as melhores experiencias de viagem das nossas vidas, mais enriquecedoras, àquelas em que fomos melhor recebidos e que acaba influenciando na nossa maneira de ver o lugar, ou seja, dependendo do seu povo, da cultura, dos costumes, etc. podemos achar um lugar mais feio ou mais bonito sim!! É claro que tem cidades que nem a pior civilizãção consegue apagar seu brilho, como Paris, mas com toda a certeza, se trocassemos seu povo sairiamos todos de lá infinitamente mais encantados.
Parque em Beijing na China - Junho 2011
Confesso que hoje em dia já não me surpreendo mais tão facilmente, achava até que depois dos tailandeses e sul-africanos a concorrência era desleal e que nunca mais me encantaria com um país como me encantei com esses dois.
Países com um povo acolhedor, educado, comida gostosa, ricas e bonitas historias de luta, paisagens sem adjetivos para descrever, tudo isso é realmente dificil de encontrar em um só lugar... e de fato, não encontrei novamente, mas a Turquia, mais especificamente sua maior cidade Istambul chegou muito perto disso, os turcos podem ser os mais irritantes (sempre cantando as mulheres estejam elas acompanhadas ou nao) ou os mais simpaticos e galanteadores, mas o que interessa mesmo é que eles são alegres, brincalhões, amam brasileiros, e fazem do lugar um dos quais fui mais bem recebida, mais bem tratada, onde comi muuuito bem e me diverti bastante.

Como costumo fazer, ja tinha lido bastante sobre a Turquia antes de ir e confesso que estava até preocupada com a fama desses "turcos tarados" hehehe.... mas no fim das contas não nos sentimos inseguros em nenhum momento da viagem e o famoso assedio chega a ser engraçado e até com algum respeito. Quando vão te elogiar pedem licença para os homens do seu grupo, mas também nao deixam de te elogiar sendo esse homem seu marido, noivo, namorado ou pai, hehehe... os convites para as solteiras nunca é de sair para jantar ou ir num barzinho, mas sim tomar chá, eu me divertia com eles!!!! As vezes mandam bebidas para sua mesa (como o Raki, bebida tipica turca) e se tem uma coisa que os turcos não tem, essa coisa se chama vergonha!! Acho que nem desodorante :))



Visitar países como a Turquia tem um significado diferente, tem aquele gosto de cultura, de historia, gosto da verdadeira riqueza, afinal você pisa onde a Arca de Noé aportou, onde São Paulo nasceu, onde o famoso Papai Noel viveu, onde está 2 das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, por lá não só passou Alexandre, o grande, mas tb Julio César... Na terra do Rio Tigre e Eufrates definitvamente se respira historia e uma visita ao país é uma imersão nesse mundo antigo e um banho de conhecimento.

Protesto em Madri - Maio de 2011

Por essas e outras que a Turquia é o 7º
país mais visitado do mundo. Gostou? Vai lá quando??? ;-)
Bjos,
Rê.

A emoçao que antecede a visita à um novo país é sempre grande... fico morrendo de curiosidade para descobrir como é o povo daquele lugar, como eles nos veêm, como veem o mundo, o que eles comem, o que bebem, como se comportam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário