Turquia - Istambul (1ª parte)

Pisar em Istambul  nos dá a mesma sensação de quando chegamos em Roma... De que estamos dentro de um livro de historia! Um cenário que antes era só imaginário se torna real bem alí na sua frente... Na minha opinião está entre as cidades ocidentais mais fascinantes e ricas historicamente, tanto pelo seu historico de disputas e conflitos quanto pela sua riqueza cultural e arquitetonica.


Quem nunca ouviu falar do Império Bizantino??? Então, o que hoje é Istambul foi antes Bizantiun a capital desse império, depois foi conquistada pelo imperador romano Constantinus e virou a famosa Constantinopla, onde novamente no século XV foi invadida, dessa vez pelos muçulmanos, virando finalmente Islam-Bol ou Istambul - a cidade do Islam.

Istambul é uma grande metropole, a cidade mais populosa do país, com população estimada entre 12 e 19 milhões de pessoas, é também o centro cultural e financeiro da Turquia e um dos maiores da Europa e do mundo, mas não é a capital do país.
Além de ser banhada pelo Bósforo a cidade é perfeitamente decorada por milhares de domos e cúpulas, uma cidade romântica e berço de muitas grandes civilizações, é um destino perfeito para aqueles que procuram combinar cultura e lazer.


Outra coisa louca é que a Turquia está situada exatamente onde a Europa encontra a Ásia e Istambul é a única cidade do mundo que está localizada em dois continentes, é possível pegar um taxi na Ásia e dizer: "Me leve pra Europa, por favor!" :))  Sem falar que essa proximidade cria uma forte ligação entre esses dois continentes e resulta num mix cultural interessantissimo.

Quando visitar: A melhor epoca para visitar a Turquia é de Abril a Setembro, ou seja, na primavera e verão. Essas fotos foram em Junho desse ano, o céu tava azul e os dias ensolarados e quentes, ficamos 4 dias e meio e pegamos dias bonitos mas as vezes muuuito quentes então pra aqueles que tem uma intolerancia maior ao calor evitem o mês de julho pois o sol pode ser insuportável. Estive outra vez em Novembro em Istambul e não consegui fazer quase nada pois a chuva não deixou, praticamente não tive fotos que prestassem, por isso precisei voltar, rs... :)


Como chegar: Você pode voar Turkish Airlines que é uma excelente companhia, tem vôos diretos entre São Paulo e Istambul, aviões bem equipados com otimos filmes e deliciosa comida, bem parecida com a cozinha arábe! Já voei algumas vezes e pelo o menos até hoje nunca tive problemas com eles, ah e além do mais é membro da Star Aliance então ganhamos milhas para o TAM fidelidade. O preço da passagem fica em torno dos R$ 2.000,00 e é uma otima opção de chegada na Europa pra quem tá pensando em viajar para Grecia, Croacia e outros países vizinhos.

Onde ficar:  Os melhores lugares para se hospedar em Istambul são 3 e a escolha vai depender de quem viaja, do que estão buscando e do tipo de hospedagem que procuram. Então vamos lá a 1ª) delas é Sultanhamet (a cidade velha) que é o coração da cidade de Istambul (designado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade), foi onde ficamos e onde está a maioria das atrações turísticas da cidade. Como você vai precisar vir aqui quase todos os dias o legal é que evita o transito caotico de Istambul que é um dos piores que ja vi. Andamos a maior parte do tempo, tanto pra fazer turismo como pra sair a noite, tomar o banho turco, etc. nessa área estão as principais mesquitas, o Grand bazar, e apesar de ser o centrão da cidade tem lugares bem charmosos e dá pra se hospedar legal por aqui. Acho que fizemos uma otima escolha, o nosso Hotel era o Barceló Saray, perfeita localização, excelente custo-beneficio, com vistas maravilhosas das mesquitas, otimo café-da-manha, sauna, massagem, banho turco e staff super simpatico.


A 2ª opçao é se hospedar nos bairros que ficam na beira do Bosforo e do lado europeu da cidade Ortakoy e Bebek é nessa região que estão hoteis de luxo como o Ciragan Palace e o Four Seasons e as melhores baladas, respectivamente.
A 3ª e talvez a mais charmosa de todas é Nisantasi um bairro super cool e com muita gente bonita que talvez você nem se sinta na Turquia, hehehe... mas tem que ver se vale a pena o deslocamento diário pro centro pra fazer turismo e pro Bosforo para as programações noturnas...

Continuo no próximo post com "O que Ver e Fazer" na charmosa Istambul e claro a descrição do famoso banho turco!!

Bjos,

By Rê.








Nenhum comentário:

Postar um comentário