Hamam - o famoso banho turco!!

Ir na Turquia e não tomar o banho turco é como vir ao Brasil e não presenciar os brasileiros dançando Samba... vc vai perder uma experiencia deliciosa, cheia de significados e, sem dúvidas, pra lá de relaxante! :))
A tradição do banho turco é tão antiga que não se sabe bem o período em que foi iniciado a prática... mas já era conhecido por exemplo na Grecia e Roma Antigas.

Para os povos dessa época a limpeza do corpo significava a limpeza da alma também.

O nome original turco para o banho é Hamam que nada mais é do que um banho a vapor, onde ficamos num ambiente quente e fechado por um tempo antes de se molhar com água fria e começar o ritual. A origem do banho parece estar associada a tratamentos médicos para desobstrução de poros e hidratação da pele, ajuda também a eliminar as impurezas do corpo e é benéfico para as pessoas que tem retenção de líquidos.
Apesar disso o Hamam não era só um momento de relaxamento mas sim de socialização tanto para os homens que discutiam os acontecimentos da época e politica quanto para as mulheres que tinham uma ótima oportunidade para encontrar candidatas à noras e sogras.
 
Várias são as opções  de Hamams espalhados pela cidade dos mais turísticos que aceitam homens e mulheres juntos (ideal para casais) àos mais tradicionais... hoje já é comum até em hoteis, no nosso tinha por exemplo, mas optamos por algo mais original e o nosso escolhido foi o Çemberlitas Hamam, pois aceitava homens e mulheres apesar de separadamente e ficava tão pertinho do nosso hotel que fomos andando, depois de uma manhã cansativa achamos que estávamos merecendo um descanso.. :)
O banho do Çemberlitas não dura menos de 1hora e meia. Escolhemos a opção intermediária que era o banho tradicional completo e incluia massagem corporal, mas você pode ir acrescentando outros serviços também como massagem facial, aromaterapia, reflexologia, etc.
Na entrada nos entregaram nossos kits que vem com uma chave de armário, luvas (quase como uma esponja), toalha pra usar durante o banho, pente, sabonete, tamanco e a roupa que você vai usar (entendam por roupa, uma tanga e nada mais).
Nos despedimos dos homens e fomos para lados diferentes. Para nossa supresa sem fotos, era proibido e precisamos deixar as maquinas dentro dos armarios com os nossos pertences. Portanto as fotos que voces verão aqui foram tiradas da internet, do site do Hamam Çemberlitas ou do Google images e são todas iguais ou muuito próximas do que vimos.

Depois que trocamos de roupa descemos e nos encaminharam para uma espécie de sauna mas não tão quente quanto as nossas e beeem mais eu disse bem mais bonita, na verdade suntuosa... Nem acreditavamos que era alí mesmo o banho. Parecia uma pequena mesquita, com um domo enorme no meio por onde entrava o pouco de luz que clareava a sala. No centro um octogono de mármore, aliás assim como toda a sala que tinha mármore do chão ao teto.
O octogono do Çemberlitas

Deitamos no centro do octogono pois os lados dele eram reservados para as pessoas que ja estavam sendo "banhadas" digamos assim. 8 por vez. O mármore quentinho relaxa suas costas e todos seus musculos. Alí ficamos conversando por um tempo, olhando para o domo e aguardando a nossa vez. Elas iam chamando para os lados do octogono na medida que ia desocupando... Elas lavam o marmore onde vc vai se deitar e onde estava uma outra mulher antes, a atendente coloca a toalhinha que lhe foi entregue na entrada para vc deitar em cima. E então elas começam a te esfregar com a esponja também da entrada, com um saco que nao consegui muito identificar e haja esfrega esfrega, esse procedimento promove uma verdadeira limpeza na sua pele, algo como eu nunca tinha visto! Remove todas as celulas mortas e o que sai de pele morta (pra ser educada e nao dizer sujeira) é absurdo!!!! A primeira de nós ficou super sem graça, tipo pensando: Meu deus eu nao to tomando banho direito! Mas aí foi se repetindo com cada uma e de todas saiu muita "caraca" como denominamos a sujeira heheheh.... Devo ter perdido alguns kilos depois do banho, hahahahha... mas é mesmo impressionante!
Aqui é só pra vcs verem onde ficavamos na hora q começava o banho, pois o nosso octogono era bem maior como o da foto acima na direita

Essa é pra entenderem a qtde. de espuma


Depois disso prepare-se para espuma, tanta espuma que você fica até com medo de se afogar nela... Elas te viram de um lado para outro, massageam sua cabeça, lavam seu cabelo se você quiser, e a sensação é tão boa que seu corpo fica mole e sem forças... Eu deveria ser bebê a ultima vez que me deram banho então nunca soube muito bem como isso era gostoso! hahahaha... Relaxou total! A não ser quando de repente vc acorda do sonho com alguns litros de agua despejados em vc tão rapidamente e abundantemente, de assustar qlq um! Mas era comico... Rs... E nos divertiamos rindo uma da outra.
Depois que elas terminam de te dar o banho vc pode se encaminhar para os cantos da sala, onde tem várias torneiras com bacias de prata para vc ficar se jogando água e depois do calor do mármore e do esfrega esfrega se jogar uma agua fria é uma verdadeira delicia! Uhmmm... Nas torneiras de cima sai agua quente e nas de baixo sai agua fria, você pode ir pegando a água morna de uma espécie de tanque que ja misturou quente com fria, ou então pegar direto da torneira de cima, água quente, ou direto da de baixo, água fria.

As piscinas do Hamam q fomos, era uma pra cada lado
Tem também uma sala meio escondida que quase passa desbercebido pra gente, onde vc entra e tem duas piscinas, uma com água fria e outra com água quente e hidromassagem, onde as pessoas ficam depois de limpas relaxando e socializando... não dá nem vontade de sair mais!
Pra fechar os procedimentos vc sai da sauna e se encaminha pra uma sala de massagens, onde fica por quase 1 hora e de lá pra finalizar vc passa por uns chuveiros pra quem quiser lavar cabelo ou simplesmente tomar uma chuveirada e tirar o oleo da massagem.
Na saída a opçao de tomar um chá e descansar mais um pouco
Já renovados e prá lá de limpos eles nos dão toalhas novinhas e secas,  nos encaminhamos para onde estao nossos armários, voltamos pras roupas anteriores e por lá vc encontra tudo que precisa, secador, desodorante, etc. Na saída nos encontramos com os maridos, pais, enfim os homens da nossa viagem, todos em extase! Apesar dos xingamentos, rs... Adoraram a experiencia, mas diz que os turcos brincaram muito com eles, dizendo como no Brasil tinha mulher bonita se eles eram daquele jeito, barrigudos, carecas, etc. hahahahhah...
 Mas aí depois de tudo isso se não quiser ir embora, na saída ainda tem umas mesinhas e uma espécie de casa de chá onde vc pode beber alguma coisa e comentar sobre a sua experiencia num Hamam!

Simplesmente M A R A V I L H O S O !!!!

ps.: Ah, e se achar que aquela esponja que tirou toooda a "caraca" é milagrosa, eles vendem uns kits com tudo que é usado no banho, a toalha, pente, etc. Legal né? vc pode pegar uma sauna aqui e ter seu próprio banho turco, sem precisar voltar à Istambul ;)
Bjos,

By Rê.

8 comentários:

  1. Que vontade desse banho delicioso!já quero agoraaaa! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Cunhaaa, é mesmo maravilhoso!! Uma experiencia e tanto... super diferente de tudo que ja fizemos em outras viagens, sem falar q voltas mais leve né hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ir na Turquia tomar uma banho desse!!! Show seu relato Rê!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Gii, :***

    Sinto falta de posts lá pelo Sawabona ;))

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata!!Tudo bem? Onde vc tomou esse banho? Em Istambul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, sim em istambul. O nome do Hamam é Cemberlitas.
      Bjos.

      Excluir
  6. Oi Renata! Muito legal esse post! Estou indo agora no final do mês e já anotei a dica. Vc tem uma idéia do valor do banho completo?
    São atendentes mulheres para o banho feminino e atendentes homens para o banho masculino ou pode variar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Lygia, desculpa mas já não lembro exatamente o valor, acredito que no site do hamam tenha o preço, e ele pode variar pois tem varias opções, com massagem, sem massagem, e vários tipos de massagem... foot massage, facial massage, etc. cada uma é um preço, fizemos o banho completo com a massagem relaxante de 1h e deve ter sido algo em torno de 100 a 150 reais.
      Isso, para o banho feminino apenas atendentes mulheres e pro masculino atendentes homens. Caso vc viaje de casal aconselho encontrar um banho em que possam entrar juntos, ou seja, um hamam misto, que existe, mas é apenas mais turistico do que esse.
      Boa viagem, bjos.

      Excluir