Suiça - Berna, uma cidade de boneca!

Berna é um sonho, a típica cidade Suiça que esperei encontrar, repleta de prédios antigos, cheia de altos e baixos, cortada por um belo lago e com pessoas simpatissíssimas.


 Aqui já começa a chamada Suiça Alemã e percebemos pela língua a mudança... em seguida, a arquitetura nos revela casinhas em estilo alemão e logo conseguimos até nos imaginar no cenário de filmes como O Pianista e Bastardos Inglórios.

Os trens partem de Genebra em direção a Berna de hora em hora, saímos às 8:10h da manhã e a viagem durou +- 1 hora e meia.
Deixamos a bagagem no "left luggage" da estação e saímos para passear, passamos primeiro no centro de informações e pegamos um mapa da cidade, assim como algumas dicas sobre berna. A cidade é super pequena e não há necessidade de fazer passeios pagos ou guiados, a não ser que vc não saiba nada da cidade e não tenha a menor noçao do que quer ver por lá...

Logo na chegada descobrimos que a cidade tem basicamente duas ruas principais uma que usamos pra ir a Spitalgasse e outra para voltar a Marktgasse.
Saindo da estação dobra-se para esquerda e o passeio é de mais ou menos 4 horas de caminhada em ritmo lento, sem pressa, entrando nos lugares para visitação e tirando muitas fotos!



A rua principal de ida e a torre do relogio ao fundo

Essa primeira rua que pegamos assim como o centro da cidade está cheio de fontes, sempre com um personagem histórico ou figura lendária, uma das fontes revela a semelhança do duque que fundou a cidade com o ogro devorador de crianças.



Uma de muitas fontes que vimos pelo caminho

Na ida passamos pela torre do relógio, a antiga masmorra da cidade, dentres muitas outras coisas interessantes, porém a grande atração mesmo ficou por conta da casa onde viveu Einstein, isso mesmo visitamos a casa do Einstein. O máximo né?!


 
Nossa caminhada se estendeu até depois do lago, quando subimos o parque de Rosengarden e de lá de um mirante com uma vista maravilhosa da cidade almoçamos sentados, mortos de cansados, mas com a vista da cidade de Berna bem diante dos olhos não tínhamos nem tempo pra pensar nisso! Almoçamos, descansamos e tivemos de sobremesa os famosos chocolates suiços.



Absolutamente encantada e descansada iniciamos o passeio de volta para estação, já satisfeita com tudo o que tinha visto poderia até tomar meu trem e seguir viagem, mas ainda tive a honra de ser contemplada pelas charmosas praças de Barenplatz e Bundesplatz na volta, sem falar no imponente prédio do Capitólio, sede do parlamento suiço.



O Capitólio
A praça

Segui para estação feliz e apaixonada por Berna, pegamos nosso trem para Interlaken, uma cidade turistica em plenos Alpes Suiços... mas essas, são cenas de um próximo capítulo ;)


Bjos,

By Rê.

2 comentários:

  1. Oi Renata, td bem? Descobri seu blog hoje ao ver a matéria da Troppo, e já adicionei aos meus favoritos. Voce está de parabéns, teu blog é mt bom. Vou viajar para a Argentina dia 25/08 e voltarei a Belém dia 29. Gostaria de saber se vc conhece Buenos Aires e que dicas vc dá de lugares pra conhecer, restaurantes, cafés, enfim? Vou viajar pela CVC. Vou sozinho. Andei vendo outros blogs e to fazendo um roteiro pra esses 4 dias. De qualquer forma, quando retornar vou contar aqui como foi a viajem. Bjs. Márcio Farias.

    ResponderExcluir
  2. Oie Marcio, desculpa mas estive ausente do blog por um tempo e quando vi seu comentario vc ja tinha viajado que acabei até esquecendo de responder. Mas enfim tb não tinha dicas de Buenos Aires :(
    Espero que tenha se divertido e de repente se quiser deixar as suas dicas aqui na volta seria otimo!

    Abçs,

    Renata.

    ResponderExcluir