Genebra - Parte 2 - Turismo, Lazer e Compras

 
Turismo: O lago que corta a cidade é conhecido como Lac Léman, em torno e próximo dele estão as principais atrações turisticas.
A principal delas e cartão postal da cidade é o Jet d'eau (jato de água) com mais de 100m de altura (um dos maiores do mundo).
O jato d'agua lá no fundo
O relógio florido situado no belo Jardin Anglais é uma outra atração bem visitada. O relógio como o nome sugere é feito todo de flores (parecido com o Viña del Mar) e muda a cada estação do ano.


Tomamos um trenzinho que dava a volta no lago em 20 minutos e você podia apreciar vistas privilegiadas sem maiores esforços, hehehe.. afinal andando daria umas 2 hs. Aí depois que descemos dele vimos que estavamos ao lado do Jardin Anglais e voltamos nele assim como nas lojas de souvenirs.

De lá seguimos para o bairro Cidade Velha onde está a Catedral de Saint-Pierre, a maior catedral da cidade. Uma construçao que data do século 12, foi muito alterada no séc. 16 mas que se encontra em conformidade com a herança da Reforma.



Foi andando por esse bairro que descobrimos La Place du Bourg-de-Four que depois soubemos que se tratava da praça mais atrativa da cidade com muitas opçoes e movimento. Cafés super charmosos e restaurantes com suas mesas todas ao ar livre são a caracteristica dessa praça.

 
Le Palais des Nations, é o Palácio da ONU e fica mais afastado do centro, o quartel general da ONU oferece visitas guiadas, mas estava fechado nesse dia e aí me contentei com a praça em frente e assim como muitas crianças me diverti com os jatos d'agua. ;)
A cadeira com uma perna quebrada que se encontra na praça em frente a ONU simboliza a luta contra o uso e fabricação de minas, uma das brigas que tanto se empenhou a querida princesa Diana, na tentativa não só de impedir novas minas mas também assistir as vítimas dessa tragedia.   


Depois da correria toda pelos jatos da praça aposto que a temperatura subiu ou será que eu que pulei demais?? Precisei ate me refrescar na agua gelada da fonte, heheheh

O Museu Internacional da Cruz Vermelha está ao lado oposto do palácio da ONU, só atravessar a praça.
Ficamos apenas dois dias em Genebra e pra quem não vai visitar museus já dá pra ter uma boa noção da cidade. De qlq maneira caso tenha mais tempo fica aí outras sugestoes de passeio:

• Cemitério de Plainpalais - cemitério com estatuetas muito bonitas onde estão enterrados alguns dos mais importantes europeus de séculos passados;
• Les Schtroumpfs - edifício muito original em homenagem aos famosos desenhos animado;
• Jardim Botânico - sempre com exposições muito interessantes;
• La Perle du Lac - pequena ilha situada no meio do lago, muito agradável.

E de museus:
Musée d'Art et d'Historie;
Musée d'Art Moderne et Contemporain;
Musée International de la Croix-Rouge;
Musée Rath;
Museu dos Intrumentos Musicais Antigos; e
O Museu da Relojoaria.

A cidade é relativamente pequena e fácil de andar, tendo um mapa na mão não vejo necessidade de pegar aqueles onibus de passeio de dois andares, andamos quase tudo a não ser em torno do lago que pegamos aquelas Maria Fumaças tipo aqueles onibus infantis e na hora de ir pra ONU fomos nos onibus públicos, aqueles eletricos, bem fácil de achar pois o onibus pára na praça.
Compras: Para compras a Rue de Rive é ótima, lá vc encontra desde grandes lojas de departamento às grifes suiças de relógio e chocolate, além das internacionais, é claro. Mas também tem as rue de Basses, rue du Rhône, rue de la Confédération, du Marché, de la Croix-d'Or e rue du Mont Blanc.

Custos: Como já mencionei antes a Suiça é um país super caro e em todos os sentidos, para alimentação, bebida, hospedagem, enfim uma viagem que sai salgada, bom mesmo é ir PAItrocinada! Então, fiquem alerta e considerem isso antes de ir, pq diferente de outros lugares como Paris e Londres que são caros mas tem tb outras opções mais em conta, lá simplesmente vc não encontra nada muito mais barato, em especial no caso de hoteis e restaurantes! Esteja pronto pra desembolsar 10 francos numa cerveja (vale ressaltar, ainda por cima quente!), 50 num jantar ou almoço e por aí vai. Deixar as malas em estações de trem então podem custar 8 euros memso que seja um hora só.

Bjoss e até a próxima!

By Rê Antunes.

4 comentários:

  1. Rê,
    Parabéns! Ótima postagem. Uma beleza só. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil.. vou viajar pra lá domingo e vou seguir seu roteiro.. Abç

    ResponderExcluir
  3. Obrigada JC seus elogios são sempre um incentivo!
    Aproveite Anonimo Genebra é uma delicia!

    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Otimo, vou para lá em Julho e seguirei o seu roteiro Rê, bjs

    ResponderExcluir