Como viajar pela China!

Como a China é a bola da vez, a turismo ou a negócios tem cada vez mais gente procurando informações sobre como viajar por lá, então resolvi dar umas dicas básicas e importantes para aqueles que tem dúvida de como planejar sua viagem pela China.



Bem, para entrada no país, brasileiros precisam de visto tirado antecipadamente, mas ao contrário do que muita gente pensa você não necessariamente precisa requerer aqui no Brasil, em especial pessoas que não moram em São Paulo ou Rio de Janeiro, cidades onde se encontram os consulados chineses. Vale lembrar que Hong Kong é um estado-independente da China, o qual não precisamos de visto para entrar, portanto se Hong Kong estiver no seu roteiro você pode solicitar o visto chinês no aeroporto de Hong Kong na chegada, deixar seu passaporte lá (caso não saia no mesmo dia) enquanto faz turismo pela cidade, ou mesmo, visitar o Departamento de Imigração na 7 Gloucester Road, em Wan Chai. Dependendo da época o visto pode ficar pronto no memso dia ou 2 dias depois.

Diversas são as companhias que fazem o vôo Brasil-China e o tempo de vôo é parecido em todas elas, em média 21hs, a diferença mesmo fica por conta do tempo de espera entre as conexões que podem fazer sua viagem demorar até 30hs facilmente. Meu conselho é fazer a viagem quebrada, parar no meio do caminho pra passear, dormir e continuar viagem no dia seguinte, pois em todas as companhias aéreas o stop no país da companhia não altera o preço da passagem. Por exemplo se optar por viajar pela Emirates vc pode conhecer Dubai, pela Lufthansa parar em Frankfurt, pela Turkish visitar Istambul, pela South Africa Airways uma paradinha em Joanesburgo, enfim muitas são as opções, quanto aos preços a Air China costuma ter os melhores mas o pagamento é a vista e a South Africa Airways tem o menor tempo de vôo, so up to you.

A China é um país enorme que você pode explorá-lo tanto por terra como por ar. A maioria das médias e grandes cidades estão interligadas por modernas linhas férreas com trens de alta velocidade e novos. No China Travel Guide você pode consultar todos os horarios dos trens, assim como duração da viagem, mas para comprar os tickets é necessário ir até as estações ou pontos de vendas.
Quanto aos vôos o país também tem uma grande variedade de empresas aéreas, cerca de 8 e apesar de todas serem estatais acaba sendo vantajoso para nós, pois sem a concorrencia feroz do capitalismo os preços nunca tem variações absurdas, mesmo se comprados em cima da hora. Porém nem todas companhias você consegue comprar passagem pelo site delas, por isso indico o Elong (tvz o maior site da Ásia nesse ramo) ótimo para ver preços de passagens, comprá-las e até reservar hoteis. Usei várias vezes e nunca tive problemas, é uma ótima ferramenta tanto pra China como para viagens pela Ásia, de um modo geral. Se for aventureiro como eu e tiver indo para grandes cidades chinesas outra possibilidade é deixar para ver hotel na chegada, nos aeroportos, no guichê de informações, vc diz a área que quer ficar e o preço que quer pagar, eles te ajudam escolher e reservam pra você.
Agora caso queira dar uma conferida com antecedencia no nível dos hotéis use mesmo o Tripadvisor que tem uma ótima cobertura dos hoteis chineses.

A vida de viajantes ocidentais pela China não é nada fácil, uma vez que poucas pessoas falam inglês, portanto é muito importante que tenha sempre em mãos seu endereço anotado em mandarim, o acesso a internet é bastante disseminado no país, há lan houses espalhadas por todo lado, muitos hoteis e locais públicos oferecem internet de graça, como aeroporto e estações de trem. Estrangeiros podem comprar chips da China Mobile sem maiores problemas e sem registro, o registro vale a pena se pretende voltar pois você pode continuar com o mesmo número.

Por enquanto é isso, com o Elong e o China Travel Guide você resolve toda a sua viagem, além de comprar passagens, reservar hoteis, ainda consegue descobrir o melhor de cada cidade quanto a turismo e diversão!

Boa sorte!

Bjos,

By Rê Antunes.

14 comentários:

  1. Parabéns Renatinha! To anotando tudo pra ir para lá! beijo
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Renata, to indo pra China agora em março e quero agradecer pelas dicas. Esse site China Travel Guide é muito bom.
    Vou organizar uns passeios por lá. Valeu mesmo a dica. Senti falta apenas das observações sobre preço. O Yuan é bem barato em relação ao real, mas o custo de vida lá é semelhante ao nosso, é inferior, superior?? Sabe dizer??
    Parabéns pelo post.
    :**

    ResponderExcluir
  3. Renata, excelente tópico. Achei suas dicas muito bacanas, principalmente o site China Travel Guide. Vou ver os passeios mais interessantes e me programar. VOu partir pra lá em março.
    Senti falta apenas no que tange a custo de vida. As coisas lá tem preço equivalente ao Brasil? Sao mais caras, mais baratas?? Sabe informar isso?
    Parabéns pelo post. Excelente!
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago! Obrigada!
      Na China é tudo bem barato... Vc se hospeda em um bom hotel por 60 reais e come um bom prato por 20, ou até menos.
      Agora como todo lugar tem pra todos os bolsos, hoteis 5 estrelas por exemplo, que serão obviamente mais salgados, mas nem se compara ao custo Brasil... Eu não me recordo bem agora, mas acho que passava 1 semana com 2000 reminbi! Comendo direitinho e andando de taxi, pois nao vale a pena usar o transporte publico deles.
      Na epoca 1 reminbi = 4 reais.
      Só esqueça as compras de grife, a China quase nunca compensa comprar nada. Se pretender comprar e for a Hong Kong lá é o lugar ou mesmo as feiras e mercados de pulga da China são legais, baratas mas insuportaveis! Rs...
      Abçs.

      Excluir
  4. Desculpa Thiago, corrigindo acima... 1 R$ compra 4 da moeda deles.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!
    Quero ir a china para comprar acessórios para salão de beleza.
    Vc me indica a china ou hong kong?
    Sou do rj , qual a melhor empresa para eu comprar um pacote completo.

    Meu e-mail
    studioclaudiorosales@ig.com.br
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, é dificil dizer pois jamais procurei pelos seus produtos e não tenho o menor conhecimento de preços e variedade deles lá! Vc precisa fazer uma pesquisa antes, se informar sobre feiras do setor, e de preferencia ir quando estiver acontecendo alguma. Hong Kong sei que é bom para comprar grifes de um modo geral e eletronicos, mas não acredito que seja o seu caso, fora isso tudo eh caro lá. ABçs.

      Excluir
  6. Renata:

    Tenho meditado bastante sobre como podemos capitalizar sobre as minhas experiências de viagens à China, Vietnã, Hong Kong, Taiwan, etc... pois, por força da minha profissão, tenho viajado constantemente (desde 1992), principalmente para a China para desenvolvimento de produtos (não alimentícios - artigos denominados "bazar" - os que todos encontram em Hipermercados) para importação no Brasil.

    Inclusive, estamos viajando para a China no próximo dia 26/10/2012 onde passaremos 3 semanas, inclusive, acompanhando alguns empresários para a geração de negócios.

    Gostaria de saber se a sua experiência refer-se à turismo ou foram viagens?

    Abraços

    Wilson T. Oura
    11-991.26.27.28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, imagino que tenha sido bem interessante acompanhar a abertura da China, o crescimento, etc.
      Eu comecei a visita-la a pouco tempo, mas já fui algumas vezes dentre elas uma através da Camara de Comercio Brasil-China que leva atraves de tours os empresarios para a Canton Fair, já fui sozinha quando fiquei por lá 2 meses, também ja fui com a familia a turismo, etc.
      Me coloco também a sua disposição e seja bem vindo ao blog.

      Abçs.

      Renata.

      Excluir
  7. Cláudio:

    A minha empresa, por conta de alguns anos de experiência em importação da China, presta este tipo de serviço.

    Viajamos à China desde 1992 (época em que era Diretor da Trading do Pão de Açúcar) e o início de fato da abertura comercial daquele país.

    Coincidentemente, estamos viajando novamente para a China no próx dia 26/10/2012, com alguns empresários, com o intuito de desenvolver produtos para importação no Brasil.

    Caso haja interesse, favor nos contatar

    wilson.oura@gmail.com

    Atenciosamente

    Wilson T. Ou ra

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata!

    Vi que você tem boas dicas e infos sobre a China.
    Estou com dificuldades de esclarecer algumas dúvidas com a Embaixada, e com o Consulado; talvez você possa me ajudar.

    Estou indo ao Japão pela Air China e o voo que sai de São Paulo com destino a Tokyo tem uma conexão de aproximadamente 3hs em Pequim.

    Nesse caso, você saberia me dizer se há necessidade de solicitação do visto de turismo?

    Obrigado,

    Henrique.

    ResponderExcluir
  9. olá,
    Pretendo viajar para china em janeiro, pelo que andei lendo é muito frio, mas mesmo assim dá pra ir nesta época ?
    Outras perguntas:
    Pretendo achar fábricas de produtos eletronicos voltado pra iluminação residencial de led, e não o produto em si, quais locais vc recomenda ?

    ResponderExcluir
  10. Será qual a melhor forma de transporte pra eu ir de sahngai a jingjiang?

    ResponderExcluir
  11. Qual será a melhor forma de transporte pra eu ir de shanghai para Jingjiang???

    ResponderExcluir