Roubada no Chile!

Ou melhor dizendo, FURTADA!

Estavamos num restaurante na orla de Viña del Mar, umas 16hs, a minha mãe e eu puxamos uma cadeira do lado e colocamos as bolsas em cima, eu reconheço que descuidei demais pois a cadeira acabou ficando um pouco mais pra trás e quase longe dos nossos olhos. Almoçamos e decidimos sair para ir no shopping lá perto enquanto os homens ficavam no restaurante tomando um chopp e quando levantamos... cadê minha bolsa???


Gente, bateu um desespero horrível! Só tinha a gente no restaurante e uma mesa com duas moças brasileiras e seus filhos, comecei a perguntar pra elas e pros garçons se tinham visto algo, um deles disse que sim, um casal tinha entrado, olharam o cardapio se levantaram e foram embora, depois voltaram e foram de novo embora em seguida,  provavelmente dessa ultima vez carregando minha bolsa.

Meu pai e meu irmão viram eles entrando, boa pinta os dois, bem vestidos, ela meio loira, alta, bonita... meu deus do céu, quanta indignação!!!

Sai que nem uma louca correndo atras deles pela orla, pois segundo o garçon tinham acabado de deixar o restaurante, mas obvio que nada encontrei! Fiz queixa com uns policiais que estavam na orla mas percebi um descaso tremendo por parte deles. A cidade tem cameras e tinha uma exatamente naquele ponto onde estavamos, eles disseram que não tinham acesso, que nada poderiam fazer e blá blá blá... nada fizeram!

Um taxista em Santiago tinha nos falado sobre a segurança no Chile, sobre homens que maltratam mulheres serem presos, sobre vc ser roubado e como depois eles pegam o ladrão com facilidade e resgatam seus pertences, enfim tudo mentira pq tive a chance de ver esse serviço funcionando e foi um verdadeiro fiasco. Eles mal me deram atenção ou instruções. O hotel que me informou que deveria ir na policia internacional, pois quando nos dirigimos ao consulado deveremos levar uma espécie de B.O dessa policia, uma própria para turistas. E depois quando comentavamos com os outros sobre o furto fomos descobrindo o quanto isso eh normal por lá, todas as pessoas sem exceção confirmaram isso e até nos assustaram, ou seja, o Chile pode ser limpo, organizado, desenvolvido, mas não exatamente seguro, não é pq não colocam uma arma na sua cabeça que podem chamar isso de segurança. Me levaram coisas importantes, algumas delas para mim não tem preço, como o meu passaporte todo colorido e carimbado, dinheiro, cartões, meu caderninho de anotações com informações preciosas desse blog, coisas que até ainda não foram postadas e que agora não vão ser em sua integra, tudo isso às vesperas do fim do ano, o que de certa forma me deixou desanimada e tirou um pouco da graça da viagem e principalmente do país! :(


Já haviamos sido alertados em outros lugares, como no mercado central quando o garçom pegou nossas bolsas e as prendeu em baixo da mesa, de certa forma isso foi bom pra nos lembrar que por mais organizado que o Chile seja ele ainda é nosso vizinho - está na América Latina.

Tenho consciencia que isso poderia ter acontecido em qlq lugar e posso até de certa forma tá sendo um pouco preconceituosa com o nosso continente mas eu precisava  fazer um desabafo! Portanto, não esqueçam, indo pro Chile? Agarre seus pertences! Proteja em especial suas Louis Vittons de moças chilenas bem apresentadas.

Bjos,

By Rê Antunes
_______________________________________________________________________________

Caso vc passe pelo mesmo que eu:

Depois de ir a Policia Internacional, dirija-se ao Consulado-geral do Brasil em Santiago na Calle Enrique Mac-Iver 225, Ed. Banco Exterior, 15o Piso para pegar uma autorização de viagens que pode ou não sair na mesma hora, depende da boa vontade deles. O horario de atendimento ao publico é de 10 às 12hs apenas, chegue cedo pois costuma ter bastante gente e prepare-se pra encontrar o tipico serviço das instituiçoes publicas brasileiras.

14 comentários:

  1. Muito boas dicas!
    Estamos partindo para nossa Volta ao Mundo no final de março e Hong Kong é claro esta no roteiro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Coloquei o comentario no Chile erradamente, falava do otimo post sobre Hong Kong!
    Desculpa e Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lamentável vc ter passado por isso, sou chilena e realmente sinto vergonha de todo isso, cada vez pior. Hoje estou de visita em Hong Kong, alias ótimas suas dicas. Atualmente moramos em Shanghai, vc já foi lá? Nossa a diferença entre China e HK e grande. Boa viagem no próximo destino.
    Paola Amaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paola, espero que tenha gostado de Hong Kong, e qto aos incidentes no seu país sei exatamente como se sente pois passamos por isso aqui no Brasil tb :(

      Excluir
  4. hoje, estavamaos saindo do metro Manuel Mont em direção ao Centro e no Centro, entramos em uma loja de departamentos chamada Johnsons e lá quando ia pegar uma tabela em minha bolsa, percebi que tinham roubado minha bolsa a qual tinha pouco dinheiro, mas minha cartra de identidade e dois cartçoes estavam lá. Fiquei desesperada e amanhã vou ao consulado pegar uma autorização para viajar, já que minha viagem está para segunda,orem por mim por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha dado tudo certo!!

      Excluir
    2. Acabou de acontecer comigo em 18/06.
      Levaram câmeras, passaportes entre outros. Detalhe. De dentro do porta malas do carro. Não volto para esse país, nem que minha família se mude para lá. Jefferson

      Excluir
  5. Em qualquer lugar do mundo existem os malandros. Já tivemos problemas no Chile também. Em outra viagem, estávamos em Paris e fomos assaltados. Para mim a regra é sempre ter cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Denia, vi uma reportagem na GNT sobre os batedores de carteira do metro de Paris, chocante! A policia sabe tudo, eles roubam fortunas, já chegaram a 100 mil euros/dia, temos que tomar cuidado seja lá onde for...

      Excluir
  6. Olá Renata, acabei de vir do Chile, e tenho experiencias de viajem pelo mundo todo, China. America do Norte, América Central, Asia e por aí vai, mas te confesso, NUNCA MAIS vou ao chile, fomos roubado 6 vezes, arromram nosso carro, roubaram no quarto do hotel, roubaram a carteira no restaurante e no final ainda nos passaram a perna quanto tive que pagar pelo GPS que novo nao custa mais que US$150,00 paguei US$535,00 e nao teve conversa, disseram que era um gps especial, para mim aparencia de cidade Européia, mas de resto, quer saber aquele país pra mim é um resto, até nunca mais chileco......
    Glauco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que horror Glauco! Recebi vários e-mails a respeito de furtos no Chile depois desse post, e ver mais esse depoimento seu é realmente uma pena em especial pra uma cidade onde o turismo é forte! :(

      Excluir
    2. Concordo com 100% com você. Somos dois. E não aconselho para ninguém. Perdi quase todos os meus pertences lá.

      Excluir
  7. Olá renata, é minha primeira visita ao seu blog, mas já li vários posts legais.
    Adoro viajar, e por enquanto só conheço a América Latina. Engraçado que de todos os países que já visitei, o Chile foi o que me senti mais segura. Graças a Deus nunca fui assaltada ou furtada, mas digamos que sou meio "neurótica" com isso e nunca marco bobeira.
    Chile é um país lindo com muita diversidade de paisagens, espero que um dia você conseguia "superar esse trauma" e voltar.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Estou no chile e Lí tarde demais suas dicas kkkkkkk tmb vacilei e me roubaram no restaurante no hotel.
    abraço e muito boa dica. OBRIGADO!!! e cuidem-se

    ResponderExcluir