Pode empurrar que é chinês!

A civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo, o seu regime fechado acabou ajudando a conservar  características que sobrevivem hà milênios e descobri-las pode ser uma grande aventura!


Adoro conhecer o povo do país que visito, acho bacana entender um pouquinho sobre deles e na maioria das vezes me encanto, em relação aos chineses foi diferente, eles definitivamente não estão entre os meus favoritos, eu diria até que estão bem longe disso. É claro que encontrei muita gente simpática e realmente boa por aqui, mas posso dizer com toda segurança que são a minoria, a grande maioria não é simpático, hospitaleiro ou gentil, pelo contrário, eles são grossos e mal educados (caso algum chinês leia, me desculpe pela sinceridade).

Acho que depois que voltar da China vou precisar passar por uma re-socialização porque infelizmente tive que aderir a muitos dos maus hábitos deles, digamos assim: pra sobreviver! Aqui se você tiver no banheiro por exemplo, esperando na fila pela sua vez, tvz faça nas calças! Pq a fila existe, vc tá nela, mas um baaando de gente não respeita e vai furando, portanto se esperte pq a sua vez pode NUNCA chegar! (Aprendi a furar a fila)

Elevador, metrô, ATM, e tudo o mais que precisar de ordem, esqueça! Na China a ordem é o caos! Mesmo que esteja esperando o elevador há 5 minutos e bem colado na porta, sempre vai ter alguém que vai passar na sua frente! Mas o pior de todos é o táxi, vc tá aqui parado esperando um táxi há 10 minutos e de repente quando vem parando um, aparece alguém do meio do nada e entra no lugar que deveria ser seu naquele carro! Arghhhh... Não respeitar a fila não é nada diante dos empurrões e pisões no pé que vc vai levar e nunca virão acompanhados de um: "desculpa"! (Aprendi a empurrar os outros)

As crianças chinesas são as mais lindas que ja vi, mto fofas!  :)))
Os chineses são um povo curioso e interessante (interessante mesmo, sem ironias) de descobrir, porque as diferenças são absurdas. Eles cospem como se tivessem dando bom dia, arrotam alto, fumam muito e em todo lugar, quando eu digo todo lugar quero dizer todo lugar, até dentro do elevador. Eles não se respeitam, eles se empurram, eles olham demais pros outros, falam gritando, buzinam o tempo todo, etc. acho que por isso que eles tem casas de massagem em toda esquina, porque só muita massagem pra aliviar a tensão que todas essas atitudes irritantes acarretam. (Aprendi que uma massagem chinesa resolve tudo)

Dizem que com o final do Mundial da África do Sul os consultórios psiquiátricos da China estavam cheios, todos se lamentando por não ter mais jogos pra assistir tiveram que tratar a depressão pós-copa pra não se matar, pode?! Eles próprios estressam uns aos outros, tem cidades completamente barulhentas e poluidas e depois a culpa é do final da copa?! :) 

Na enorme Beijing consegui reencontrar o tio aí do tuk tuk que me levou de volta no hotel :)
Pelo o menos remédio pra dormir eu acho que eles não precisam, porque onde se encostam eles dormem, a fama deles é comica! No trem, no onibus, no trabalho, na calçada, no restaurante depois de comer, heheh... Um dia desse tava sem internet no hotel e fui pra Starbucks, fiquei horas lá, aí chegou uma moça, comprou um café, escolheu um sofá pra sentar, quando terminou o café se ajeitou na poltrona e dormiu, ou seja, ela não foi pra lá pq queria tomar o café mas sim pra tirar uma soneca, hehhe... (Aprendi a tirar sonecas, ja durmo até no taxi) 


Eles são únicos! Gostam de ser VIPs em tudo, desde lavanderia na China oferece cartão fidelidade, os restaurantes tem cartão VIP, os estabelecimentos colocam numero de telefone exclusivo pros VIPs, chega até a ser engraçado, até as grandes marcas que vieram pra cá tem que se adequar. Na Dior me ofereceram o cartão aí perguntei das vantagens, mas ele não dá absolutamente nenhuma é só pra dizer que vc tem, que vc é VIP da Dior! Heheh... (Aprendi que status é tudo pra eles)

Mais do que status só o dinheiro mesmo, eles dão muuuita importancia pro dinheiro, mas aí vc deve ta pensando: "quem não dá?!" Não! Aqui é diferente! Eles fazem perguntas indiscretas sobre quanto você ganha ou quanto custou algum pertence que esteja usando. E principalmente com a gente, turistas, os vendedores vêem a chance de garantir o mês deles! Tudo é dinheiro! Os taxistas principalmente, mas tb todos os que vendem pordutos ou prestam serviço. Depois de muito tempo na China vc começa a se sentir lesado, injustiçado ou (como eu) estressado mesmo! Em lugares lotados os taxistas não querem te levar no taximetro, querem acertar o preço antes e cobram em média 2 ou 3 vezes mais. E pior se vc tiver razoavelmente perto, eles não te levam! Malandros? Sim, muito! Mas esqueceram (ou nem souberam) que eu sou brasileira! E como boa brasileira, dei um jeitinho de resolver isso, afinal tava cansada de estar dentro do taxi e eles me mandarem sair, as vezes com mala e tudo, pronto se vc ta indo pra China a dica é: ir para o taxi já com a camera pronta, deu o endereço, não quer te levar? Ou não quer ir pelo taximetro, puxe a camera e comece a fingir que vai tirar foto da credencial deles e denunciar, pronto! Já está no hotel! É claro que ja tive algumas brigas por causa disso, principalmente quando tava fora ainda do taxi que não me queriam deixar bater a foto e eu batia da placa enfim: aprendi a ser malandra, como eles! :)

Com o seu jeito e suas peculiaridades eles vão vivendo e aqui, nós somos os intrusos,  portanto, devemos nos adaptar à maneira deles, eu respeito cada hábito e costume, muitos até admiro, alguns não consigo nem entender, mas tb não tenho pq...

Não são muçulmanas, são chinesas se escondendo do sol!
O fato de os filhos casarem e morarem todos juntos com a família, como forma de repassar os costumes e as tradiçoes é algo realmente fascinante; assim como o grande respeito pela hierarquia seja ela familiar ou no trabalho; é interessante tb como eles não exprimem seus sentimentos em público por isso dificilmente vai ver um casal se beijando e até de mãos dadas na China; é muito saudável por exemplo ver grupo de senhoras e de senhores nas praças e parques pela manhã elas fazendo alguma aula de dança e eles algum alongamento em forma de luta; acho engraçado as mulheres só pensarem no casamento aqui, afinal se chegarem aos 28 sem casar fica praticamente impossivel depois disso; já quanto aos homens eles acreditam piamente que se morrem solteiros, ficam com a linhagem comprometida na próxima vida, heheh...; praticamente todos os chineses odeiam sol (e praia), a cor da pele pode ser sinonimo de superioridade por aqui, por isso todos se escondem do sol pra permacerem branquinhos, branquinhos; enfim o povo chinês é uma caixinha de surpresas, algumas boas e outras nem tanto, assim como todo povo e por mais assustada que eu fique as vezes tenho que admitir que to amando essa experiencia, chamada China! :)

Gente é isso, na China é preciso ser selvagem muitas vezes, pois aqui só sobrevivem os fortes! Acho que é hora de voltar pra casa :)

Bjos

By R.A - from China

16 comentários:

  1. Eh amiga, muitas experiências na mala, historias para contar ...mas já ta na hora de voltar mesmo! As mangueiras te esperam!! Bjs Aline

    ResponderExcluir
  2. Legal,
    Já tinha notado e feito isto de empurrar, em Museus e Parques nos EUA e Europa, pq eles chegam em grupos e acham que os ambientes são deles.
    Bons relatos,
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Renata, adorei o blog !! vc escreve muito bem... deveria ser jornalista de viagem.
    Parabens e obrigada!!
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Moro nos Eua ha 6 anos. Nunca fui desrespeitada em nenhum restaurante seja americano, italiano, indiano, etc mas, fui algumas vezes num restaurante chines na cidade onde moro. A dona do restaurante nao foi nada simpatica, pior do q da ultima vez que fomos,mal educada e grossa, nunca mais voltaremos. Ela teve a cara de pau de dizer que fregues bom e o que da gorjeta, se nao der, nem volte que nao fara falta....fiquei estarrecida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, por que esses chineses não ficam lá no país deles? Eles vêm para o país dos outros e ficam dando uma "gostosos". Vêm escapar nas terras alheias e ficam tratando mal os outros.Que fiquem com suas tradições lá no lugar deles. Ninguém é obrigado a aceitar o jeito deles. Eles têm que aprender a aceitar o jeito dos outros. Eles não são donos do mundo só porque tem dinheiro.

      Excluir
  5. Atualmente estou em um alojamento onde se concentram varios trainees de varias etnias. E com certeza os chineses sao os mais mal educados de todos: arrotam na aula, bocejam alto, tudo eh motivo de brincadeirinhas infantis entre eles atrapalhando todos a volta (nao calam a boca nunca, mesmo quando levam bronca), na fila para o almoco ou jantar eles cortam fila, empurram quem estah na frente ainda se servindo. E um detalhe, somos todos funcionarios de uma grande empresa, nao tem nenhum estudante alih. E tive essa mesma experiencia 3 anos atras, ou seja, nao eh primeira impressao...

    ResponderExcluir
  6. Ótimos relatos Anonimo e Warun, e comico pra quem ve de fora mas pra quem vive na pele no minimo irritante! heheh... Por isso que eu digo, pode empurrar que é chines! :))

    ResponderExcluir
  7. Estive na China algumas vezes.. Senti na pele seu relato! É realmente irritante a frequência como algumas situações chatas acontecem nesse lugar! Ser rude e trapaceiro parece ser o padrão na China! Há lugares realmente muito interessantes na China para se conhecer, mas as atitudes do povo não cooperam! :P O curioso é que em Taiwan, embora as pessoas sejam da mesma etnia, a gentileza e a honestidade povo é de causar inveja, é admirável! Nem parecem ter a mesma raiz! Acho que essa diferença existe tb pelas diferentes políticas. A falta de democracia da China não só interfere na liberdade das pessoas, como parece privá-las de amarem (respeitarem) umas as outras! Eles se "comem" entre eles e se bobiar "devoram" os gentis e sorridentes turistas! Realmente, na China, a lei é a do empurrão mais forte! Se bobiar, fica para trás msm! E não há tempo para desculpas.. :/ Suas histórias ilustraram bem como funciona a coisa! Algumas grocerias até rendem boas histórias, mas na hora é um estresse! :P Infelizmente, os Kuomintang (KMT) perderam a gerra civil de 1949 para o Partido Comunista. Hj, a China é tão capitalista qto qualquer outro país! É tb selvagem. Os chineses, pelo menos os que vivem na China, são frutos de uma "ditadura", que não lhes dá espaço para refletir! Muitos chineses estão sendo escravizados pelo sistema, pelos próprios chineses! Uma pena tb para eles. Mas como o que vale são as experiências, valeu a pena passar pelas mazelas para poder ver também as maravilhas que há por lá, suas edificações, sua história, sua culinária (que sabe ser ruim, mas dependendo da região.. Hum!! Sabe ser pra lá de gostosa! Dá p ter saudade de Pequim!). Mto bom ler seus posts! Adorei seu blog! Bjs, Ana.

    ResponderExcluir
  8. É Ana, fiquei receosa de escrever algo aqui falando mal dos chineses, pois eu realmente gostei da minha experiencia lá e tenho muitas coisas boas tb pra falar, fora o aprendizado, mas escrevi num momento de desabafo, sabe?! O qual eu precisava falar, hoje acho graça de tudo mas na hora não teve nada de engraçado, heheh... E quanto a China ser capitalista acho até que ela é mais do que mtos outros lugares do mundo :) Eles dãõ muita importancia ao dinheiro, status, etc. o que as vezes nem percebemos de cara em outros países mas lá é nitido!
    ótimo comnetario, e ainda vou em Taiwan!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em BH, o atendimento dos chineses nos shoppings populares são péssimos! Eles se acham melhores que nós, infelismente.

    ResponderExcluir
  10. sou paulista e qdo me perguntam sobre preconceito digo logo...
    -----detesto chines, acabaram com muitas coisas em sp, estao acabando com o SAARA aqui no rio, e morei anos em recife....e eles tomaram conta do centro da cidade.
    o atendimento é péssimo, educação nenhuma.
    deveriam todos continuar na CHINA

    ResponderExcluir
  11. Hello, Neat post. TҺere's a proЬlem with yoսr web site іn web explorer, աould check tҺis?
    IΕ still is the marketplace leader ɑnd a big element of other people will
    omit уоur excellent writing Ьecause of this problеm.


    Feel free to visit my website; zapatos de baile

    ResponderExcluir
  12. Eu trabalho numa multinacional na área de TI, e tenho muito contato com chineses, indianos, e outras etnias. Mas o chineses em especial são extremamente grossos e mal educados, isto é um fato, até achei que era algo pessoal, porém depois de ler seu blog, notei que é da cultura deles mesmo...Cada cultura e povo tem seus problemas infelizmente..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade "Anonimo"!! Mas com todos os defeitos é um povo que aprendi admirar e respeitar, eles tem muitas qualidades tb. BOa sorte com eles no trabalho!

      Excluir
  13. Olá pessoal!
    Moro em Londres a oito anos,e os chineses que conheço realmente não são nada simpáticos,acham que tudo é deles! Falta de educação total...
    Jonas Scarabelot

    ResponderExcluir