China - Fuzhou

Tanto a viagem quanto a chegada em Fuzhou foram mais tranquilas. Nada de chuva, sem aquele clima de enterro, tava um sol bonito, na hora de pegar o taxi um dos motorista até falava: "where u going? where u going?", heheh... o hotel era numa rua movimentada, alguém da recepção falava um pouco de inglês, enfim as coisas melhoraram um pouco pra mim :-)

Estatua de Mao Zhedong na Wuyi Square em Fuzhou

Fuzhou é a capital da provincia de Fujian, fica no sudeste da China, um pouco abaixo da provincia de Zheijian (onde eu estava antes). Fica há poucos km's da costa e é uma grande e importante cidade. Com mais de 2 anos de história Fuzhou hoje é o centro politico e economico da provincia, além de ser sede de muitas universidades, inclusive para estrangeiros.


Há duas estações de trem, Fuzhou Rail Station North e Fuzhou Rail Station South, a Norte mais perto do centro e a Sul bem longe. O aeroporto de Fuzhou também é muito distante, portanto se pretende deixar a cidade por ar, é importante que saia com bastante tempo de antecendencia, pois ele fica cerca de 50 a 60 km de distancia e o transito nem sempre é dos melhores. Cheguei de trem pela estação South e sai de avião pela Xiamen Airlines vôo direto para Hangzhou, tava apreensiva inicialmente, era o meu primeiro voo por uma companhia nacional chinesa e não sabia o que ia encontrar pela frente, mas o avião era novinho, viajei de primeira classe ainda (tratamento vip, heheh...), pq devido o feriado eram os unicos assentos que restavam.

Fiquei 3 dias em Fuzhou e foram dias bastante ocupados, começavam bem cedo e acabavam a tardinha, o que significa que a noite eu estava morta e praticamente não tive tempo pra fazer turismo. No entanto, tive grandes momentos em Fuzhou a maioria deles proporcionados pelas pessoas as quais estava trabalhando e não pela cidade propriamente dita. Estive em contato com muitas pessoas diferentes, homens, mulheres, novos, velhos, e cada dia eu aprendia algo de novo sobre eles (os chineses). Tive almoços e saídas turisticas a noite que foram experiencias memoráveis, mas que ainda não vão estar nesse post e sim no de comidas e em outro sobre os chineses.


...e o "nosso" motorista!
Uma das minhas anfitriãs...

Fiquei no Golden Guangda Hotel, fica na Guangda Street, uma rua bem movimentada e perto de tudo, 3 min. no táxi do shopping, Mc Donald, Pizza Hut, e da Wusi Lu onde estão todas as marcas internacionais famosas.



Fuzhou é famosa pelas suas paisagens naturais em áreas afastadas do centro da cidade. Há montanhas, templos, tumulos, jardins, torres. Entre os mais famosos estão a montanha Mt. Gu e o Fuzhou Parque Florestal Nacional. No centro estão a White Tower e o Wu Tower que são os cartões postais. A cidade é banhada pelo Min River, e tem tipo uma ilhazinha no meio da cidade que lembra um pouco a Ilé de La cité em Paris, procurei fotos com vistas aéras mas não achei.

Foto tirada do google images - Fuzhou

A impressão que tenho é que não existe cidades pequenas ou médias na China, todas (que passei, ou quase todas) são enormes, com muita gente, muito desenvolvidas, com ótima infra-estrutura, onde se encontra muitas redes de fast food internacional (em especial KFC e Starbucks), famosas marcas de roupas e acessorios e tudo mais que vc vê em viagens pra Europa ou EUA. A China pode ser uma surpresa pra quem pensa em ver aquela China camponesa em que tinhamos em mente (ou pelo o menos, EU tinha), vc precisaria viajar muito pra isso, pois o desenvolvimento chegou em muitas partes do país, áquela arquitetura clássica chinesa é coisa rara em algumas cidades e a arquitetura moderna vem tirando cada vez mais um dos charmes do país. Porém, os costumes, esses estão mais enraízados do que nunca, como se o tempo não tivesse passado pra esse povo.

Bjos,

By R.A - from China 

2 comentários:

  1. Rê do Céu... Estou muito Confucia com todos esses nomes que nunca ouvi falar!!!(rssss)
    Esse teu Blog ta sensacional... to aprendendo um monte de coisa legal.
    Amiga, tenho muito orgulho de ti, pela coragem de enfrentar uma viagem desse nível, sozinha.
    Não consigo imaginar você comendo arabe em barraquinha no meio da rua.
    Vais voltar daí uma nova Renata, imagino!
    Te cuida...fica com Deus!
    Te amo ... Gisow.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha... Eh Confucia??
    Amiga eu tb to aprendendo mto por aqui, espero ta conseguindo dividir pelo o menos 1/3 com vcs.
    E qto ao arabe, tava uma delicia, heheh...
    Se cuide vc tb! Te amo Giii, mtas saudades! Bjokss

    ResponderExcluir