10 Curiosidades sobre a China!

1) Os chineses são demasiadamente supersticiosos, em especial com números. Adoram o 8 e odeiam o 4. O 8 é sinonimo de fortuna e sorte para eles, então não se espante se o seu quarto de hotel for 311 por exemplo e quando descer no terceiro andar não encontrar. Procure pelo 8311 que certamente estará lá (como foi no meu caso). Já a pronuncia do número 4 em mandarim lembra a palavra "morte", o que fez o numero virar sinal de mau agouro, portanto ninguém quer o número 4 por perto, nem mesmo fazendo parte do seu número de telefone.


2) É verdade, eles cospem! E cospem demais, o tempo todo! A cada parada no semáforo, depois de fumar um cigarro, depois de comer, depois de tossir, é um cospe, cospe pra cá, um cospe, cospe pra lá... e o fazem colado em você e nem se quer se dão conta que poderia ser falta de educação, ou de higiene. O pior é quando vc ta no táxi, sentado atrás do motorista e ele, com o carro em movimento, resolve cuspir. Já aprendi, não sento mais atrás deles. Ainda não levei nenhuma "cuspaiada" mas vou dar sopa, pq hein?!

3) Os hotéis costumam ligar para os hospedes (caso sejam homens e estejam sozinhos) oferecendo serviços de massagem + after. É isso mesmo, eles vendem as chinesas em quase qualquer hotel, alguns colocam anuncio de massagem na mesa de cabeceira ao lado de camisinhas. Algumas camisinhas bem diferentes até. Olhem na foto ao lado, minha mesa de cabeceira, mereço?! :)


4) Dividir a conta pode ser uma falta de educação tremenda na China. Aqui, só uma pessoa paga a conta normalmente. E aquela discussãozinha de: pago eu; não, deixa que essa é minha; etc; etc; é absurdamente mal vista. As gorjetas tb são muitas vezes mal interpretadas, portanto cuidado para não fazer nenhum chinês "perder a cara".

5) Na China as roupas das crianças tem um buraco no meio das pernas para dar praticidade ao ato de fazer xixi e cocô, acreditam?! E o pior de tudo é que as mães muitas vezes sentam os filhos em qlq lugar, ou seja, a bundinha deles e outras partes entram em contato com áreas sujas, contaminadas. Muita loucura e falta de higiene, essa eu não engoli!


6) Que os asiáticos têm um jeito diferente de aproveitar a vida todos nós ja sabíamos, principalmente pelo fascinio deles pelos karaokes. Mas que eles vão ao PUB para jogar dado e comer pipoca essa é nova pra mim!


7) Umas das piores: os banheiros publicos da China não tem vaso, não passam de um buraco no chão. Mesmo os de lojas ou restaurantes mais arrumados e caros. Não adianta, é cultural molhar toda a perna ao fazer xixi!!



8) Existe a troca de turno entre os taxistas, e o horário varia de cidade pra cidade, o significado disso? Que as pessoas ficam praticamente sem taxi durante uma hora normalmente, pois perto do horario da troca eles não pegam mais passageiros para não pagarem multas. Em Hangzhou é de 15:30 às 16:30 +-, em Yiwu de aprox. 17hs às 18hs. Quem precisar deles se programe para antes ou depois da troca, caso contrario o tempo de espera pode ser grande.

9) Os táxis costumam ter uma proteção, para isolar o motorista do contato com os passageiros, há quem diga que é pra evitar brigas, pois costuma ter muita agressão entre eles. Pode?!


10) E pra fechar, mais uma sobre os taxis. Aqui as pessoas costumam dividir o táxi. Engraçado não? Imagina vc dentro de um táxi que esperou há alguns bons minutos e do nada um cara no semáforo se aproxima e vai entrando, e perguntando alguma coisa pro taxista e quando ver seguiu viagem junto com vc, como se vc nem se quer existisse. Pois bem, é asism que funciona na China, venha, divida o taxi e gaste menos!

这是中国

Bjos,

By R.A - from China

4 comentários:

  1. Tom!!!!Quanta saudade!!! To adorando ler suas aventuras na China, os detalhes, os costumes ( essa do buraco no chão do banheiro foi demais pra mim), enfim, tudo!! To esperando um post sobre as comidas, restaurantes, peculiaridades alimentares, com detalhes sobre a famosa "higiene" chinesa. Beijos e ve se me manda um email!!! Aline

    ResponderExcluir
  2. Hahahah, é demais pra todo mundo olha Tom! Morrendo de saudades tb! Enquanto ao post da comida eu tb to ansiosa por ele, mas eh que preciso ter bastante know how antes de falar :)

    Bjokss

    ResponderExcluir
  3. valeu pela dica,quando for por lá,ja estarei bem informado sobre os costumes de lá,vaaaleeeu. Ps:Celso Antunes

    ResponderExcluir
  4. Good day! I just would lіke to give yоu a huge thumbs uρ
    foг youг ɡreat іnformation yoս have rigҺt hеre οn this post.
    I ɑm returning to your web site for moге ѕoon.

    Review my site ... zapatos baratos

    ResponderExcluir