Cidade do Cabo - Um deleite para os olhos...

Quando visito cidades como "Cape Town" confesso que o sentimento de euforia toma conta de mim. A sensação de bem-estar e alegria, de quando se vê algo realmente bonito, toma conta de todos que visitam a Cidade do Cabo. A exuberante beleza natural está em todos os cantos e em nenhum momento nada feito pelo homem se sobrepõe a ela.
Parece que tudo nessa cidade foi pensado de forma a incluir a natureza, a priorizá-la. A arquitetura discreta e harmoniosa, as vias e estradas que contornam e se confundem aos morros, os principais pontos turísticos, que na verdade, o são por uma questão unicamente natural, não foram construidos ou planejados. E como eu acho que escrever sobre um lugar é muito mais do que indicar hoteis, restaurantes ou dar outras dicas, a minha intenção nesse post é justamente fazer com que vc sinta um pouco da atmosfera e essência dessa cidade mesmo estando longe.

Atenção para a estrada que contorna uma das montanhas.

Chegamos tarde da noite na Cidade do Cabo e eu, particularmente, não acho a melhor hora pra se chegar em lugar nenhum, nem mesmo em Paris. Porém dessa vez até isso foi diferente, nos aproximando do centro da cidade e da nossa guest house, surge de repente uma luz suave no céu que vai tomando conta do espaço a nossa volta, sem aumentar sua intensidade, mas apenas a área por onde se estende.
Demoramos alguns instantes pra entender do que se tratava. Eram holofotes... projetavam um feixe de luz... uma luminosidade quase imperceptível, apenas pra avisar que a Table Mountain estava lá. Um cenário realmente impressionante!
Foto tirada do google images.
No entanto, somente pela manhã nos deparamos com a sua verdadeira imponência!

Foto tirada do google images.
A cidade está toda organizada aos pés da Table Mountain, e a curiosa geografia inclui muitas outras montanhas, como o Lion's head e O monte dos 12 apóstolos. Os dois primeiros da pra visitar. Aliás eu diria que a visita é imperdível. Optamos por deixar o melhor e mais famoso por ultimo, então na nossa primeira manhã em Cape Town seguimos para o Lion's Head, um pico onde se pode chegar com muita facilidade de carro e ter uma vista panoramica ótima da cidade pra entender o funcionamento e a organização da mesma antes de iniciar o turismo propriamente dito.

Foto do bondinho; do cabo da Boa esperança; e eu na via que leva ao Lion's head.

Já para a Table Mountain o acesso é de bondinho ou trilha e lá em cima chega a ser mais impressionante do que de baixo, não apenas pela vista que se tem de lá, mas pela própria montanha e sua imensidão. A dica é levar uma garrafa de vinho, um tira-gosto, e procurar o melhor lugar pra parar... ande pelos caminhos formados ou não, simplesmente ande, ande até não ver mais aquele fluxo constante de turistas, sente e aprecie seu vinho e as boas companhias, com certeza esse dia vc não vai esquecer.

Cape Town está entre as 10 cidades mais bonitas do mundo e se você acha que o Rio é a cidade maravilhosa, vc muito provavelmente não esteve em Cape Town! (E essa não é a minha opinião mas de vááárias pessoas que estive nessa viagem, de blogs de jornalistas brasileiros, etc.) Tudo é meio mágico nessa cidade, principalmente o pôr-do-sol. Que o céu da África é um espetáculo todos nós já tínhamos percebido, afinal tinham se passado muitos dias vendo o sol se por de maneira elementar. Presenciei um em especial, na estrada, voltando de Durban que cheguei a dizer que aquele tinha sido o pôr do sol mais bonito da minha vida, mas infelizmente minha humilde camera não permite mostrar isso com exatidão. E as fotos daquele dia não corresponderam àquilo que vi, no entanto vou colocar quatro aqui da Cidade do Cabo, uma de um dia em que o pôr do sol não foi tão bonito assim, com mtas nuvens e as outras quando ele superou o da estrada... e que fique claro: não tem photoshop não sei mexer, nem se quer escrever, heheh...

Fiquei hospedada no Trevoyan (foto do quarto no post África do Sul calling) e foi, sem duvidas, a melhor guest house de todas. Quanto a localização, não é muito motivo de preocupação, a cidade é relativamente pequena, o tempo entre um lugar e outro quase nunca é mais do que 10 min de carro, portanto ficar perto do Waterfront, Long Street, ou mesmo Camps Bay será sempre um bom lugar. (Falarei sobre eles no post sobre noite, comida e lazer na África).
Cape Town é de longe o principal destino dos turistas que vão à África do Sul, suas praias, a proximidade do famoso Cabo da Boa Esperança (o ponto mais ao sul onde se encontram os oceanos Indico e Atlantico); as vínicolas de Stellenbosch e a prazerosa Rota dos Jardins (Garden Route), são alguns dos motivos que fazem desse lugar um encanto e um deleite aos olhos.

2 comentários:

  1. Ótima descrição da maravilhosa Cidade do Cabo! De fato é incrível como a cidade e a natureza ao seu redor estão, naturalmente, em perfeita sintonia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luca! Já vi q teve uma ótima experiência por lá...

    ResponderExcluir